Área: Ciências da Natureza
Disciplina: Matemática
Série: 2º EM
Conteúdo
· Potenciação – conceito e propriedades;
· Notação científica;
· Equações exponenciais;
· Inequações exponenciais;
· Funções exponenciais.
Objetivos
· Identificar as principais características de uma equação e função exponencial.
· Resolver equações e inequações exponenciais.
· Construir gráficos de funções exponenciais.
· Identificar os elementos de uma função exponencial através de gráficos.
Descritores ENEM: 1, 19, 20, 21, 22.
Tempo estimado: 8 aulas
Material necessário: datashow, livro didático (Multicurso Matemática).
Desenvolvimento
1. Através de um mapa conceitual, fazer uma revisão dos conteúdos relacionados à potenciação;
1. Relembrar também a racionalização de denominadores, para, a partir daí, introduzir as equações exponenciais e também as inequações exponenciais.
2. Relembrar o conceito de função e algumas funções já estudadas por eles até aqui.
3. A partir de uma situação problema, conceituar funções exponenciais.
4. No mesmo exemplo anterior, construir o gráfico e classifica-la em crescente ou decrescente.
5. Propor a resolução de exercícios durante todas as etapas anteriores. As atividades serão alternadas entre atividades na sala de aula e atividades em casa.
Avaliação
1- Participação e envolvimento nas atividades
2- Resolução de Problemas.
3- Avaliação da aprendizagem com prova objetiva e discursiva.
Avaliação de Matemática – 1
Aluno (a): _______________________________ Data: __/__/2012 Valor: 6,0
1. Uma população de bactérias cresce em função do tempo, de acordo com a função
N = 400 . (1,2)t, onde N é o número de bactérias e t é o tempo em horas. O número de bactérias, na população, depois de 2 horas é:
a) 400
b) 480
c) 576
d) 960
2. O número de bactérias de um meio de cultura cresce aproximadamente segundo a função n(t) = 2000.30,04t, sendo t o número de dias após o início do experimento, calcule:
a) O número de bactérias no início do experimento;
b) Em quantos dias o número inicial de bactérias irá triplicar.
3. Se a função M(t) = ( )t em que M(t) mede a intensidade da acrofobia de uma pessoa em função do tempo t de tratamento (em meses). Por quantos meses uma pessoa com medo de altura deve fazer tratamento para que M (t) = ?
a) 11
b) 12
c) 13
d) 14
4. Resolva as equações exponenciais:
a) 54x = 1
b) 84x =
c) 10x – 2 = 0,0001
d) 52x =
5. Encontre o valor das inequações exponenciais:
a) 6x 68
b) ( )x+6 ≥ 1
6. Esboce os gráficos das funções abaixo e classifique-as em crescente ou decrescente:
a) F(x) = (0,2)x
b) G(x) = 4x
Profª: Flavia Bicas Grazziotti
kd as respostas?
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