quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Sequência Didática FUNÇÔES EXPONENCIAIS



Área: Ciências da Natureza
Disciplina: Matemática
Série: 2º EM
Conteúdo
·         Potenciação – conceito e propriedades;
·         Notação científica;
·         Equações exponenciais;
·         Inequações exponenciais;
·         Funções exponenciais.
Objetivos
·         Identificar as principais características de uma equação e função exponencial.
·         Resolver equações e inequações exponenciais.
·         Construir gráficos de funções exponenciais.
·         Identificar os elementos de uma função exponencial através de gráficos.
Descritores ENEM: 1, 19, 20, 21, 22.
Tempo estimado: 8 aulas
Material necessário: datashow, livro didático (Multicurso Matemática).
Desenvolvimento
1.    Através de um mapa conceitual, fazer uma revisão dos conteúdos relacionados à potenciação;


1.    Relembrar também a racionalização de denominadores, para, a partir daí, introduzir as equações exponenciais e também as inequações exponenciais.
2.    Relembrar o conceito de função e algumas funções já estudadas por eles até aqui.
3.    A partir de uma situação problema, conceituar funções exponenciais.
4.    No mesmo exemplo anterior, construir o gráfico e classifica-la em crescente ou decrescente.
5.    Propor a resolução de exercícios durante todas as etapas anteriores. As atividades serão alternadas entre atividades na sala de aula e atividades em casa.
Avaliação
1-    Participação e envolvimento nas atividades
2-     Resolução de Problemas.
3-    Avaliação da aprendizagem com prova objetiva e discursiva.

Avaliação de Matemática – 1
Aluno (a): _______________________________ Data: __/__/2012    Valor: 6,0
1.    Uma população de bactérias cresce em função do tempo, de acordo com a função
N = 400 . (1,2)t, onde N é o número de bactérias e t é o tempo em horas. O número de bactérias, na população, depois de 2 horas é:
a)    400
b)    480
c)    576
d)    960

2.    O número de bactérias de um meio de cultura cresce aproximadamente segundo a função n(t) = 2000.30,04t, sendo t o número de dias após o início do experimento, calcule:
a)    O número de bactérias no início do experimento;
b)    Em quantos dias o número inicial de bactérias irá triplicar.

3.    Se a função M(t) = (  )t em que M(t) mede a intensidade da acrofobia de uma pessoa em função do tempo t de tratamento (em meses). Por quantos meses uma pessoa com medo de altura deve fazer tratamento para que M (t) =  ?
a)    11
b)    12
c)    13
d)    14

4.    Resolva as equações exponenciais:
a)    54x = 1
b)    84x =
c)    10x – 2 = 0,0001
d)    52x =

5.    Encontre o valor das inequações exponenciais:
a)    6x  68
b)    ( )x+6 ≥ 1

6.    Esboce os gráficos das funções abaixo e classifique-as em crescente ou decrescente:
a)    F(x) = (0,2)x
b)    G(x) = 4x

Profª: Flavia Bicas Grazziotti


Um comentário: